O que é HPV?

O HPV é um condiloma acuminado, conhecido também como verruga genital ou crista de galo, é uma doença sexualmente transmissível (DST) causada pelo Papilomavírus humano (HPV). 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas. Atualmente, existem mais de 100 tipos de HPV. Pelo menos 13 tipos de HPV são considerados oncogênicos, apresentando maior risco ou probabilidade de provocar infecções persistentes e estar associados a lesões precursoras. Dentre os HPV de alto risco oncogênico, os tipos 16 e 18 estão presentes em 70% dos casos de câncer do colo do útero.

Já os HPV 6 e 11, encontrados em 90% dos condilomas genitais e papilomas laríngeos, são considerados não oncogênicos.
Entretanto, a infecção pelo HPV é muito comum e nem sempre resulta em câncer. O exame de prevenção do câncer ginecológico, o Papanicolau, pode detectar alterações precoces no colo do útero e deve ser feito rotineiramente por todas as mulheres.


A transmissão do vírus se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada.

A principal forma é pela via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Assim sendo, o contágio com o HPV pode ocorrer mesmo na ausência de penetração vaginal ou anal. Também pode haver transmissão durante o parto.
Não está comprovada a possibilidade de contaminação por meio de objetos, do uso de vaso sanitário e piscina ou pelo compartilhamento de toalhas e roupas íntimas.
 

A maioria das infecções por HPV regride espontaneamente. Tanto o homem quanto a mulher podem estar infectados pelo vírus sem apresentar sintomas. Habitualmente as infecções pelo HPV se apresentam como lesões microscópicas ou não produzem lesões, o que chamamos de infecção latente. Quando não vemos lesões não é possível garantir que o HPV não está presente, mas apenas que não está produzindo doença.

Estima-se que somente cerca de 5% das pessoas infectadas pelo HPV desenvolverá alguma forma de manifestação. 

A infecção pode se manifestar de duas formas: clínica e subclínica.

  • As lesões clínicas se apresentam como verrugas/lesões, por isso são tecnicamente denominadas condilomas e popularmente chamadas "crista de galo", "figueira" ou "cavalo de crista". Têm aspecto de couve-flor e tamanho variável. Nas mulheres podem aparecer no colo do útero, vagina, vulva, região pubiana, perineal, perianal e ânus. Em homens podem surgir no pênis (normalmente na glande), bolsa escrotal, região pubiana, perianal e ânus. Essas lesões também podem aparecer na boca e na garganta em ambos os sexos.

  • As infecções subclínicas (não visíveis ao olho nu) podem ser encontradas nos mesmos locais e não apresentam nenhum sintoma ou sinal. No colo do útero são chamadas de Lesões Intra-epiteliais de Baixo Grau/Neoplasia Intra-epitelial grau I (NIC I), que refletem apenas a presença do vírus, e de Lesões Intra-epiteliais de Alto Grau/Neoplasia Intra-epitelial graus II ou III (NIC II ou III), que são as verdadeiras lesões precursoras do câncer do colo do útero.

O desenvolvimento de qualquer tipo de lesão clínica ou subclínica em outras regiões do corpo é raro.
 
 




Fonte: Minha Vida 
http://www1.inca.gov.br


8 comentários:

  1. Por favor md chama no whats....(88) 9 9710-1808

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com um garoto há dois meses atrás, e ele tem hpv, e apareceu um caroçinho não dentro mas na parte onde podemos chamar de testa slá oq, que eu não sei se é verruga ou não, estou com medo. O que pode ser esse caroço ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou nenhum perito, mas caroços não se trata de hpv. Se for ínguas nas axilas, pescoço ou perto da genitália, pode se tratar de infecção por hiv. Não fique alarmado, somente faça o exame para tirar essa dúvida.

      Excluir
  3. Boa tarde,

    Hoje passei no medico e descobri que estou com HPV tipo 31
    estou com muitas duvidas, você poderia me ajudar?

    Gostaria de saber qual a a diferença do HPV tipo 31?
    Causas
    Alto Risco
    todas as informações possíveis sobre esse tipo 321

    eu não tenho nenhuma verruga.
    a medica me indicou a vacina e pediu para voltar daqui 6 meses para fazer um novo exame.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como detectaram o tipo? Na captura híbrida não veio um em específico!

      Excluir
  4. Alguém pode me dizer como identificar o tipo certo de HPV. A captura híbrida saiu por grupo.

    ResponderExcluir
  5. Me chama no watz tanbm 27 995927123 to com esse problema tabm

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

E-mail apenas para trocar contato para ser adicionado no grupo do Whatsapp Foco na Saúde hpvevoce@gmail.com