Perguntas frequentes

O que é Colposcopia?

É um aparelho de aumento que permite identificar com precisão o local e a extensão da doença. Além de mostrar o local mais adequado para realizar a biópsia, permite guiar o tratamento através de cirurgia.


Obs: Em homens o exame é chamado Peniscopia.

Qual é o melhor exame o Papanicolau ou a Colposcopia?

Os dois exames são complementares, eles não competem entre si. O Papanicolaou é um método de rastreamento, identifica a alteração, porém não diz onde ela está (em outras palavras, é como o telefone fixo que toca, mas não consegue identificar a chamada). A colposcopia é mais precisa, ela localiza a lesão (é como se fosse um bina de telefone, identificando o local da chamada).

O que são métodos de biologia molecular (captura híbrida, hibridização molecular)?

São métodos que pesquisam se existe material genético do HPV dentro das células do organismo humano. A positividade destes testes quer dizer que o organismo entrou em contato com o HPV , mas não consegue predizer quem irá desenvolver lesões. A captura híbrida é o teste mais utilizado na prática clínica e permite identificar dois grupos de vírus (de baixo e alto risco oncogênico) e a carga viral.

Existe tratamento para quem tem infecção pelo HPV, mas não tem lesões identificadas no Papanicolaou e na Colposcopia?

O médico apenas trata a doença causada pelo HPV como as verrugas genitais e lesões na vagina e colo do útero. A infecção pelo HPV diagnosticada por métodos de biologia molecular e sem lesões no Papanicolau e Colposcopia, não precisa ser tratada e se chama infecção latente pelo HPV (em outras palavras poderíamos chamar que o vírus "adormece" dentro da célula não existindo replicação viral). Quem combate verdadeiramente o vírus é o sistema imune do indivíduo infectado. Em condições habituais, o HPV demora em média cerca de 10 meses (de 8 meses a 24 meses) para ser eliminado do organismo. Na infecção latente, não existe risco de passar o vírus para outras pessoas.

Mesmo após realizar tratamento das lesões induzidas pelo HPV (verrugas genitais e lesões do colo, vagina e vulva), os testes de biologia molecular continuam positivos?
Mesmo após a "cura" das lesões que o médico tratou, os testes de biologia molecular (hibridização molecular e captura híbrida) ainda ficarão positivos até o organismo eliminar totalmente o vírus, o que demora de 8 a 24 meses. Por isso não adianta ficar ansiosa e realizar exames muito frequentes, recomendam-se exames semestrais/anuais para controle após cura da doença clínica (verrugas genitais e lesões na vagina e colo do útero).

Quem tem infecção pelo HPV pode engravidar?
A infecção genital por HPV por si só não contra-indica uma gravidez, se existirem lesões induzidas pelo HPV (tanto verrugas genitais como lesões em vagina e colo) o ideal é tratar primeiro e depois engravidar. Se ocorrer a gravidez na presença destas lesões não existe maiores problemas, porém as verrugas podem se tornar maiores em tamanho e quantidade devido ao estímulo hormonal característico da gestação e existir maiores dificuldades no tratamento. 

Existe a possibilidade do HPV ser transmitido para o feto ou recém-nascido e causar verrugas na laringe do recém-nascido e/ou verrugas na genitália. O risco parece ser maior nos casos de lesões como as verrugas genitais, mesmo nestes casos o risco de ocorrer este tipo de transmissão é baixo.


Quais os tipos de HPV com risco de câncer?
Os HPV são classificados em tipos de baixo e de alto risco de câncer. Assim, os HPV de tipo 6 e 11, encontrados na maioria das verrugas genitais (ou condilomas genitais) e papilomas laríngeos, parecem não oferecer nenhum risco de progressão para malignidade, apesar de serem encontrados em pequena proporção de tumores malignos. Os vírus de alto risco (HPV tipos 16, 18, 31, 33, 45, 58 e outros) têm probabilidade maior de persistir e estar associados a lesões pré-cancerígenas.

Todos os tipos de papilomavírus podem se transformar em um tumor maligno?
Não. Os tipos mais comumente associados às verrugas (6 e 11), na sua grande maioria, não são os mesmos encontrados nos tumores malignos

Quem tem infecção pelo HPV, verrugas genitais ou NIC, pode amamentar?

Para que ocorra a transmissão do HPV são necessários o contato pele-a-pele e algum tipo de ferida para que o vírus penetre na pele (a situação ideal é a relação sexual, além do contato pele-a-pele, existe a fricção do pênis na vagina que acaba fazendo microtraumatismos - imperceptíveis a olho nu - que permitem a entrada do vírus na pele). Assim, se os seios da mãe não tem nenhuma lesão por HPV não existe nenhum risco de transmissão do HPV durante o aleitamento materno.

Quem tem neoplasia intra-epitelial cervical (NIC) poderá preservar o útero e ter filhos no futuro?

Hoje, existe uma técnica cirúrgica, chamada de cirurgia de alta frequência, que é realizada com ajuda do colposcópio e retira apenas a lesão, preservando o tecido do útero sadio. Assim, a capacidade de engravidar não fica comprometida.

Qual é o melhor tratamento pra neoplasia intra-epitelial cervical (NIC) grau 1?

Tudo dependerá do tamanho da lesão identificada através da colposcopia. Alguns casos necessitarão cauterização, outros apenas controle semestral com citologia e colposcopia, e outra pequena cirurgia local.

Qual é o melhor tratamento pra neoplasia intra-epitelial cervical (NIC) grau 2 e 3?

Também depende do tamanho da lesão. A grande maioria das mulheres se beneficiará da técnica de cirurgia de alta frequência, onde se preserva o tecido sadio do útero, permitindo futuras gestações. 

Existe alguma novidade no tratamento da NIC grau 2 e 3?

Os estudos continuam avançando, existem vacinas sendo testadas em cobaias animais. O tratamento mais moderno é cirurgia de alta frequência guiada pela colposcopia.

O que é ferida do colo do útero?

É um termo leigo, e não quer dizer realmente que existe uma ferida. É uma situação muito comum em mulheres jovens e após o parto, e está associada a picos hormonais. Os médicos chamam esta situação de ectopia. Alguns médicos recomendam cauterizar, outros apenas fazem controles. Se existir corrimento tipo clara de ovo ou corrimento de repetição é aconselhável realizar a cauterização. 

O HPV pode causar câncer de boca?

A maioria dos casos de câncer de boca é causada pelo fumo e consumo de bebidas em grandes quantidades. Recentemente, pesquisadores americanos revelaram que alguns casos de câncer de boca podem estar relacionados ao HPV 16, o mesmo tipo que causa o câncer do colo do útero, sendo o vírus transmitido através do sexo oral. Mas, as pessoas não devem entrar em pânico com esta descoberta, pois o câncer na boca é raro e ter realizado sexo oral com parceiro infectado pelo HPV não quer dizer que irá se desenvolver câncer. Para que isto ocorra devem existir vários fatores associados além da infecção pelo HPV , como fumo, consumo de bebidas alcoólicas e predisposição genética.



Créditos.

17 comentários:

  1. Gostaria de fazer algumas perguntas...
    O vinagre tem que ser Natural ou pode ser o de mercado?
    Preciso ficar realmente a noite toda ou se ficar umas 2 horas por dias resolve?

    Estou fazendo essas perguntas pois comecei a usar essa técnica no final de semana passado...
    No sábado (25/06/2016) fiquei 2 horas com ele e no domingo a noite (26/06/2016) fiquei apenas 1 hora pois não estava conseguindo dormir de tanto que ardia. Porém, pude verificar que antes apenas algumas feridas estavam aparecendo, e com o uso do vinagre, apareceram muuuuitas feridas. Acredito que seja pelo fato de estar funcionando elas estarem ficando mais esbranquiçadas, mas queria confirmar se é normal e se estou fazendo do modo certo. Fiz com o vinagre de mercado mesmo, não sei se às vezes ele queima por ser mais forte que o natural... Mas gostaria de que me ajudasse respondendo essas perguntas que fiz.
    Estou desesperada. Já fiz até cirurgia a laser e as feridas voltaram. Faço cauterização a cada 15 dias desde Julho do ano passado. Estou tomando leucogen de 12 em 12 horas para aumentar a minha imunidade... estou chegando no meu limite... Tem sido muito dolorido e cansativo pra mim tudo isso. Espero que possa me ajudar.
    Agradeço desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu olho para o meu penis e nao vejo nada mais tenho o virus como matar essa bosta desse virus ja fiz tratamento e essa porra nao morre agora vejo o meu penis meu avermelhado como ser tivesse uns minusculo caroço que sor vejo na CÂMERA do celular como matar essa merda.

      Excluir
    2. Como vc está hoje? Descobri a pouco tempo que estou com hpv , tem sido uma luta desde então. Apareceu várias verrugas na vulva, já tratei várias vezes com acido , já fiz uma sessão de cauterização eletrica e agora tô passando a pomada ixium. Tô triste e bem desanimada pq sempre voltam. Ka até tomei a primeira dose da vacina pra vê se ajuda. Alguém me fala que isso tudo vai passar por favor😩🥹🥺

      Excluir
  2. Tô no segundo dia e arde bastante...tbm estou usando o vinagre normal de mercado...os 10 primeiro minutos arde muito..depois vai melhorando.To usando gaze no lugar de algodão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu estou usando vinagre e tomando Doxiciclina estou tento efeitos bem positivos..
      abraço

      Excluir
  3. Gostaria de saber se mesmo após a cura clínica, ainda assim portaremos o vírus, ou posso considerar que ele foi eliminado??

    ResponderExcluir
  4. Gente faz 1 ano e meio que minhas verrugas sumiram todas e nunca mais vontaram ... usei aspirina triturada com umas gotinhas de agua ate formar uma pastinha, coloca bem concentrado em cima da lesão, quem conseguir colocar um micropore melhor ainda, a lesão vai ficando branquinha, arde e fica um pouco dolorida, mas se persistir cai no banho depois de uns 3 dias ... eu colocava 2x por dia ... voltou algumas vezes ... mas retomava a fazer e por milagre dos céus sumiram todas e nunca mais tive, 1 ano e meio livre disso! Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir
  5. Estou a fazer o tratamento com vinagre e pervebi que fica bem destacada as lesões bem vermwlhas mesmo e queroa saber se é normal ter um leve sangramento nas lesões? Durante o tratamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim é normal, mas cuidado para o sangue não espalhar para outras áreas e contaminar a parte sadia. As lesões ficam com aspecto maior mas significa que está fazendo efeito. Não deixe de aplicar o vinagre pois vc terá bons resultados.

      Excluir
  6. tomei doxicilina mas tbm pode ser penicilina, os condilomas acuminados e os planos (sifilis) começaram a sumir rapidamente, em uma semana restaram bem poucos
    espero que ajude voces tbm

    ResponderExcluir
  7. Oi eu descobrir em 2014 em londres fiz exames tranquilo era benigno...voltei para o Brasil e custei fazer o exame de novo fiz e estava lá fiz cauterizacao 4 semanas...pois passado um tempo fiz o exame e deu inflamação tomei o remédio e acabou...mas com um tempo voltou as verrugas e ela coça demais...voltei para londres e estou esperando marcar para eu ir ao médico aki...coça e arte demais...pois é normal?

    ResponderExcluir
  8. Contrai hpv ano passado do meu ex namorado, fiz o tratamento e retirei todas as lesões (que felizmente só apareceram na parte externa da vagina) e a 4 meses não houve reincidência das verrugas. Estou namorando outra pessoa e não tive coragem de contar para ele toda a história, tivemos relação com camisinha mas antea do ato em si não houve proteção. Será que posso ter passado para ele só por encostar ? Não tenho mais nenhuma lesão visível. Existe alguma maneira de saber se ele contraiu hpv também? Nunca mais poderei ter relação sem camisinha, apenas fazendo uso do anticoncecional?

    ResponderExcluir
  9. Ola tenho hpv na vagina mas nao tenho nenhuma lesao ja faz alguns meses , sera que meu organismo expulso ?? Tenhp tambem hpv na boca e to muito preocupada pois nasceram algumas lesões no final da minha lingua e to com medo de ir no medio , sera que é possivel eu passar vinagre de maca pra queimalas ?

    ResponderExcluir
  10. Olá, descobri que tenho hpv a uns 2 meses, não tive coragem de contar para o meu namorado.fiquei com medo de ir ao médico e a enfermeira que faz o Papanicolau me confirmou as verrugas. Comecei usando um algodão embebido com o chá do barbatimão(inicialmente, pareceu resolver) daí eu percebi qe haviam mais na entradinha(e eram bem maiores) comecei a pesquisar sobre hpv e achei esse blog. Comecei usando a aspirina (também conhecido como AAS).e vi que estavam ficando brancas, porém ardia bastante. Comprei então o vinagre de maçã, antes disso eu cheguei a usar alho também, voltando ao vinagre, começei a usar a 1 dia e meio, e percebi elas brancas... Porém, arde bastante e parece que os grandes labios "incharam" um pouco. Alguém sabe me dizer se é normal esse inchaçozinho? Não sei mais o que fazer.fazer!!

    ResponderExcluir
  11. Meninas, descobri o hpv no meio desse ano (2017) e agora quase no final do ano já não tenho mais as verrugas. Gastei mais de 400 reais ate resolver ir num ginecologista (Dr. Nelson) do posto de saúde de Vila Isabel no Rio de Janeiro (Centro Municipal de Saúde Maria Augusta Estrella). Ia uma vez por semana e lá mesmo ele me aplicava um ácido (não sei o nome). Mais rápido e de graça, fora que esse médico é um amor. Diferente das ginecologistas mulheres com quem eu me consultei até msm no particular. Procurem um desses postos e peçam pra aplicarem o acido em vcs tb. Não façam como eu e gastem dinheiro a toa com Vinagre de maça, ixium (até funciona mas é mais demorado e caro), barbatimão de origem duvidosa e diversos outros. Abraços e boa sorte pra vcs. AH, CUIDEM DA ALIMENTAÇÃO TB!

    ResponderExcluir
  12. alguem teve cicatrizes ou marcas devido ao hpv?

    ResponderExcluir

E-mail apenas para trocar contato para ser adicionado no grupo do Whatsapp Foco na Saúde hpvevoce@gmail.com