Vacina

Existem duas vacinas profiláticas contra HPV aprovadas e registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e que estão comercialmente disponíveis: a vacina quadrivalente, da empresa Merck Sharp & Dohme (nome comercial Gardasil), que confere proteção contra HPV 6, 11, 16 e 18; e a vacina bivalente, da empresa GlaxoSmithKline (nome comercial Cervarix), que confere proteção contra HPV 16 e 18. 

As vacinas são preventivas, tendo como objetivo evitar a infecção pelos tipos de HPV nelas contidos.
A vacina quadrivalente está aprovada no Brasil para prevenção de lesões genitais pré-cancerosas de colo do útero, vulva e vagina e câncer do colo do útero em mulheres e verrugas genitais em mulheres e homens, relacionados ao HPV 6, 11, 16 e 18.
A vacina bivalente está aprovada para prevenção de lesões genitais pré-cancerosas do colo do útero e câncer do colo do útero em mulheres, relacionados ao HPV 16 e 18.

Quem pode ser vacinado?


De acordo com o registro na ANVISA, a vacina quadrivalente é indicada para mulheres e homens entre 9 e 26 anos de idade e vacina bivalente é indicada para mulheres entre 10 e 25 anos de idade. Novos estudos mostraram que as vacinas também são seguras para mulheres com mais de 26 anos e os fabricantes já iniciaram os procedimentos para que a ANVISA aprove seus produtos para faixas etárias mais avançadas. No momento as clínicas de vacinação ainda não estão autorizadas a aplicar as vacinas em faixas etárias superiores às estabelecidas pela ANVISA.

Ambas as vacinas possuem maior indicação para meninas que ainda não iniciaram a vida sexual, uma vez que apresentam maior eficácia na proteção de indivíduos não expostos aos tipos virais presentes nas vacinas. Países que adotam a vacinação em programas nacionais de imunização utilizam a faixa etária de 9 a 13 anos.

A duração da eficácia foi comprovada até 8-9 anos, mas ainda existem lacunas de conhecimento relacionadas à duração da imunidade em longo prazo (por quanto tempo as três doses recomendadas protegem contra o contágio pelo HPV) e a necessidade de dose de reforço (aplicação de novas doses da vacina no futuro na população já vacinada). 







Fonte: http://www1.inca.gov.br

ATUALIZAÇÃO: 

Vocês devem estar se perguntando: Se eu já estou infectado (a), posso tomar a vacina?

A resposta é um pouco complexa, uns médicos dizem uma coisa, outros dizem outras. Eu acredito que a vacina não protege você do seu tipo atual, mas de outros sim. Como ela cria anticorpos, ela aumenta a sua imunidade te ajudando a ficar mais forte. Quando eu tomei já não tinha mais nada, e estou a quase 1 ano sem verrugas.

15 comentários:

  1. Quem Já esta com o HPV ... pode tomar a vacina ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só pode como deve! Tem uma entrevista no YouTube de um ginecologista no programa do Jô! Muito boa, assista.
      Mas deve porque você já tem o vírus, tomando a vacina você corre menor risco de ter câncer de colo de útero. Ou se for homem, câncer no pênis (?) não sei exatamente, leio mais relacionado a mulher. Mas é muito importante tomar.

      Excluir
  2. Depois que as verugas caem, a pela da vulva fica normal ?

    ResponderExcluir
  3. Estou extremamente assustada,com bastante lesões. Não sei o que fazer, enfim criei coragem de compartilhar com minha mãe e vou no medico esta semana. Ainda assim estou com medo de ficar assim pra sempre. ��

    ResponderExcluir
  4. Algum homem com mais de 26 anos já tomou a tetravalente?

    ResponderExcluir
  5. Tenho muitas duvidas.
    Depois de tomar a vacina ainda corro o risco de transmitir para o meu parceiro?
    Afinal, o HPV tem cura?

    ResponderExcluir
  6. Fui diagnosticada com HPV há uns dois meses. De baixo e alto risco.
    A pedido da médica tomei a vacina quadrivalente (primeira dose) na semana passada.
    Queria ter tido mais informações a respeito disso antes de contrair a doença. Mas como a maioria das pessoas, eu achava que isso nunca aconteceria comigo. Infelizmente aconteceu..
    Estou sem chão ainda, mas correndo atrás para me "curar" logo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tomei a vacina quadrivalente tem 12 anos, porém apareceu verruga genital. Ainda vou fazer exames, mas pelo jeito ela não protege contra todos os tipos.

      Excluir
  7. Olá
    Alguém sabe o valor da vacina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu vou tomar a minha na Lavoisier no Jabaquara Z/S SP- viu pagar R$401,00 a dose

      Excluir
    2. Paguei 380 por dose (foram 3 doses)

      Excluir
  8. Por favor me adicionem no grupo 31 984072684

    ResponderExcluir
  9. Bom dia. Eu tomei a vacina quadrivalente tem 12 anos, porém apareceu verruga genital, ainda vou fazer os exames. Queria saber se alguém teve HPV depois de tomar vacina.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde. De antemão, parabéns pelo blog, é interessante um espaço para que as mulheres compartilhem suas dúvidas.
    Há 4 dias Fiz uma cauterização de uma verruga de HPV (que fui diagnosticada há cerca de 15 anos, tendo apresentado na época lesão no útero, que foi cauterizado e só agora voltou, em virtude uma queda da imunidade) e dessa vez deu verruga. Na cauterização, o médico não tomou o devido cuidado e o ácido escorreu, queimando um local na vagina. Ele disse pra fazer banho de assento que aliviaria a dor, mas na verdade ficou uma lesão, pois a queimadura se misturou ao local em que estava a verruga e caiu com uma única aplicação. Depois me orientou a usar pomada de assadura, que até aliviou a dor, mas não está resolvendo. Que pomadas vocês podem indicar que melhore?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesses 15 anos não tinha aparecido nada mais? E seus exames davam negativo para o hpv? Essa lesão no útero era nic?

      Excluir

E-mail apenas para trocar contato para ser adicionado no grupo do Whatsapp Foco na Saúde hpvevoce@gmail.com