sábado, 14 de março de 2015

Sistema Imunológico

Durante esse 1 mês e meio de tratamento sempre escutei minha médica falar sobre a imunidade, mas nunca havia pesquisado sobre. Resolvi então fazer uma pesquisa,e achei uma matéria interessante e produtiva , gostaria de passar pra vocês.

Alimentos que fortalecem o sistema imunológico, por Jocelem Mastrodi Salgado


Desde o momento que nascemos estamos expostos a bactérias, vírus, fungos e outras substâncias estranhas que podem agredir nosso organismo, atacando-o a qualquer momento. Entretanto, para combater esses inimigos nosso corpo está equipado, dispondo do que chamamos de sistema imunológico, ou seja, um "exército" de células específicas que estão sempre alertas e prontas para defendê-lo de agentes estranhos.

Contudo, esse sistema pode muitas vezes ficar fragilizado, debilitado, e quando isso acontece nós nos tornamos suscetíveis à todos os agentes estranhos já citados, que tendem a provocar resfriados, gripes ou outras doenças mais sérias, como infecções generalizadas e até mesmo o câncer.


Entre os fatores que podem acarretar prejuízos para o sistema imunológico destacamos o estresse físico, ambientais (por exemplo a poluição), emocionais (por exemplo a depressão) e a alimentação desequilibrada, que eu considero como sendo o mais importante.


  • Sistema Imunológico

A função do sistema imunológico consiste em reconhecer cada um dos tecidos, células, proteínas.... do organismo para distingui-las de uma ampla variedade de agentes patogênicos e substâncias estranhas. Neste processo, os linfócitos T, células pequenas que fazem parte dos glóbulos brancos sanguíneos (também conhecidos como leucócitos), têm grande importância.
Durante o desenvolvimento fetal, o sistema imunológico "aprende" a distinguir as substâncias próprias do organismo; com isso mantém desativados os linfócitos T que reagiram diante das mesmas. Mas quando um agente estranho, como por exemplo uma bactéria, invade nosso corpo, essas células são ativadas com o objetivo de defender nosso organismo dos possíveis prejuízos que a bactéria causará. É por isso que os linfócitos são frequentes em áreas de inflamação crônica, pois eles estão ali para exercerem sua função imunológica. E é por isso que num exame de sangue, a taxa alterada dessas células pode indicar que algo vai mal com nosso sistema imunológico.
Uma concentração anormal, maior que o valor de referência pode indicar por exemplo infecção. Já no caso de indivíduos infectados pelo vírus da aids, a destruição da função desses linfócitos pelo vírus resulta numa deficiência imunológica e consequente vulnerabilidade a infecções oportunistas potencialmente fatais.


  • Os alimentos que mantém o sistema imunológico em dia

Um indivíduo bem nutrido, que se alimenta de frutas, verduras, legumes e grãos está muito mais bem preparado para enfrentar gripes, infecções e outras doenças do que um indivíduo mal nutrido, cujo cardápio é rico em alimentos gordurosos, processados e com excesso de açúcar. Isto porque as vitaminas e minerais que potencializam as nossas defesas orgânicas estão presentes em grande quantidade nas frutas, grãos e hortaliças em geral.

As principais vitaminas e minerais que atuam fortalecendo nosso sistema imunológico são as vitaminas A, C, E e ácido fólico e os minerais zinco e selênio. A seguir mostraremos quais são as principais funções imunológicas de cada um desses nutrientes e em quais alimentos são mais encontrados. 

Vitamina A - Essa vitamina apresenta um papel muito importante na manutenção da integridade das membranas mucosas. Por isso, a sua deficiência no nosso organismo provoca uma redução do número de linfócitos T circulantes, aumentando a probabilidade de infecções bacterianas, virais ou parasitárias. Os alimentos considerados ricos nessa vitamina são: cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, melão.


Vitamina C - Essa vitamina antioxidante estimula a resistência às infecções através da atividade imunológica de leucócitos. Ela aumenta a produção dessas células de defesa, que tem efeito direto sobre bactérias e vírus, elevando a resistência a infecções. Acerola, frutas cítricas (limão, laranja, lima), kiwi, caju, tomates e vegetais folhosos crus são fontes excelentes. Morangos, repolho e pimentão verde são boas fontes. Mas não se esqueça: a vitamina C é facilmente destruída pela luz e pelo calor. Um suco de laranja com acerolas, por exemplo, deve ser consumido imediatamente após preparo para que não haja grande perda da vitamina C.


Vitamina E - Essa vitamina tem a capacidade de interagir com as vitaminas A e C e com o mineral selênio, agindo como antioxidante. Sua função primordial é proteger as membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e os temerosos radicais livres que são liberados em qualquer reação química do organismo e podem causar sérios danos às estruturas das células, detonando o processo de envelhecimento e desencadeamento de algumas formas de carcinogênese. Alimentos ricos em vitamina E são o germe de trigo (fonte mais importante), óleos de soja, arroz, algodão, milho e girassol, amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema, vegetais folhosos e legumes.


Ácido fólico - Essa vitamina é essencial para a formação dos leucócitos (glóbulos brancos) na medula óssea. Alimentos ricos em ácido fólico são fígado, feijões e vegetais folhosos verde escuros (brócolis, couve, espinafre).


Zinco - Esse mineral atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos. Uma deficiência de zinco resulta em diversas doenças imunológicas; a deficiência grave causa linfopenia (grande diminuição do número de linfócitos). Fontes alimentares importantes de zinco são as carnes, peixes (incluindo ostras e crustáceos), aves e leite. Cereais integrais, feijões e nozes são também boas fontes.


Selênio - Assim como a vitamina E, esse mineral possui grande capacidade antioxidante, ou seja, neutraliza a ação dos radicais livres (formados devido a ação dos raios solares, poluição, fumaça de cigarro, entre outros) no nosso corpo, retardando o processo de envelhecimento e evitando o desencadeamento de algumas formas de câncer. Castanha do Pará, alimentos marinhos, fígado, carne e aves são os alimentos mais ricos em selênio.
Veja agora alguns dos alimentos que apresentam propriedades benéficas para seu sistema imunológico. 


Iogurte e leite fermentado - Também conhecidos como pro- bióticos eles possuem microrganismos vivos que recuperam a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico.

Alho - Excelente agente antibacteria- no, além de possuir substân- cias que previnem o câncer gástrico e doenças cardiovasc.

Cogumelo Shitake - Esse cogumelo possui lentinan, uma substância que aumenta a produção das células de defesa do organismo.


Acerola - Fruta riquíssima em vitamina C (30 a 50 vezes mais que a la- ranja). Essa vitamina age na reconstituição dos leucócitos em períodos de queda de resistência .

Gengibre - Excelente alimento que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.


  • Últimas Considerações

A alimentação balanceada, rica em frutas, vegetais e grãos, proporciona ao nosso organismo nutrientes importantes para o bom funcionamento do sistema imunológico. Acredito que as pessoas que seguem uma alimentação deste tipo, adquirem defesas próprias contra as mais variadas doenças, tornando-se mais fortes que elas, e isso, com certeza, propicia tempo e qualidade de vida maiores.



Fonte: Vya Estelar 

16 comentários:

  1. Ah gente descobri que tenho hpv faz sete dias a medica aplicou ácido e estou esperando melhorar fiz a primeira aplicação no mesmo dia que saiu a primeira verruguinha (eu observo muito meu corpo vi a verruguinha ja corri na medica) agora faltam mais três aplicacoes do ácido as consultas foram marcadas a cada 10 dias. Ah estou tão triste ja tenho herps ja (controlada)..... agora vou tentar o vinagre de maçã.... sorte minha que meu namorado me apoia muito... ele tbm fez exames para saber se tem essas doenças vai sair o resultado dia 30. Eu não faço ideia de como peguei essas doenças antes de começar a namorar meu namorado eu já estava a muito tempo sem ter relações.... nos dois trabalhamos na área da saude estamos acostumados com vários tipos de doença mais a gente nunca imagina que irá acontecer com a gente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em mim apareceu o médico disse que não receitou nada pois sou gestante no meu companheiro não apareceu nada ele me encaminhou pra outro médico de gestante pra ve oque ele receita so que está longe estou com medo por enquanto só tem uma e está por fora será que eu poderia usar esse método ? Ele elimana o vírus ou tem que toma algum remédio depois não aparece mais ? Estou desesperada

      Excluir
  2. Olá. Acabo de descobrir que tenho HPV..há mais ou menos uma semana venho sentindo pequenos caroços no períneo. Como também tenho herpes não desconfiei até que percebi que se tratavam de pequenas verrugas. Certamente peguei do meu atual namorado (pois o ex não encostava em mim sem camisinha), que é assintomático, e ainda não conversei com ele. Sei que é uma doença controlável e não há razão para pânico mas tenho receio quanto ao tratamento..Quanto tempo duram as lesões e em quanto tempo as verrugas caem. A pele descama, sangra, dói? Tenho uma viagem de férias no mês que vem e já li que o tratamento é muito delicado. E agora? Me explica como foi pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce pode ter pego de seu ex. Camisinha não protege 100%. A depender da quantidade e formas da verrugas o tratamento pode ser dolorido ou não. Entra em contato no e-mail hpvevoce@gmail.com

      Excluir
  3. Boa noite , eu descobri que tenho HPV faz uns 2 meses mais ou menos e to usando a efurix,mais ela queima aí arde muito pra fazer xixi , algumas verrugas caíram mais continua a sair mais, agora minha ginecologista quer fazer um procedimento pra tirar , custa 400,00 nem tenho esse dinheiro , será q se eu tirar as verrugas podem voltar ???

    ResponderExcluir
  4. Olá. Faz basicamente um mês que terminei meu namoro, mas enquanto estava com ele desconfiei que estava algo de errado, pois a 2 meses atrás sentir uma coceira na região genital, perguntei a meu se ele tinha alguma coisa (mas claro que muitas pessoas não sabem é eu fiz essa pergunta) até aí não tinha nada, mas de uns dias pra cá percebi que está com alguns carovinhos provavelmente HPV e estou com medo e não contei pra ninguém :( dois dias atrás cocei e arrancou um e sangrou. Vi aí que não pode lesionar pois pode contaminar outras áreas. O tamanho estão pequenas. Vou usar esse método do vinagre ver se ajudar. Estou muito triste e já chorei bastante e com medo de repressão dos meus familiares. :( que bom que descobri essa página. Vi vários comentários que me deixou maisso calma. Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oq eu faço estou com verrugas nas partes íntimas na parte de dentro coloquei o algodão com o vinagre ardeu demais oq eu faço

    ResponderExcluir
  6. Oq eu faço estou com verrugas nas partes íntimas na parte de dentro coloquei o algodão com o vinagre ardeu demais oq eu faço

    ResponderExcluir
  7. Estou passando o vinagre de maçã sumiram.mas logo pareceram d novo.o k devo fazer

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, a dois meses descobri que estava com HIV, comecei o tratento e mediatamente, porem ao tomar banho senti um carocinho no anus que achei ser cabelo inflamado, mais aparareceram vários ja me desisperei, pois n quero q minha familia saiba ou meu namo,tava muito mal ate tentei tirar minha vida ontem, pois pesquisei pomadas e farmácias não tinham,e ja tem muitas,sofrer com HIV ja n t sendo fácil, sem pra quem cv, hj cedo vi sobre o vinagre, me animou demais, acabei de fazer o processo arder muito, mas se for p melhorar minha vida faço sem pensar. Obrigado a todos comentários tenho 24 anos sou do interior de minas.Mineirinho aqui. Rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz assim não!!! Vc vai conseguir sair dessa!!! Tenta o vinagre de maçã!! Bjs, fica c Deus

      Excluir
  9. Se vinagre cair detro da minha vagina acontece algo grave?

    ResponderExcluir
  10. Eu estou com uma verruga e estou desesperada nunca tive posso ter relacoes?

    ResponderExcluir
  11. Fui diagnosticada com HPV em dezembro de 2016. De lá pra cá já usei imiquimod, enax, leucogem, thuya, vitamina C com zinco, omega 3,6 e 9, Kaloba....Toda semana faço cauterização. As verrugas ja apareceram em diversos lugares, ora em uns, ora em outros. Semaana passada fiz cirurgia para remove-las. Quanto tempo durou seu tratamento?

    ResponderExcluir
  12. Olá tudo bem?? Então preciso de ajuda urgente, estou desesperada!!
    Surgiram umas em mim e estou em dúvida se HPV ou outra coisa, mas mesmo assim estou fazendo o tratamento com vinagre..
    Mandem uma mensagem por e-mail e qro participar do grupo e aguard o contato . . Me chamem no Whatsapp 11 977160833 pfvr.

    ResponderExcluir
  13. Pode me add no grupo 11977160833

    ResponderExcluir

E-mail apenas para trocar contato para ser adicionado no grupo do Whatsapp Foco na Saúde hpvevoce@gmail.com